Tutorial Labels

Restaurando Labels

O estado das etiquetas e dos cartuchos que foram sucesso nas locadoras de 10 anos atrás trazem hoje uma preocupação extra aos colecionadores e retrogamers. Os jogos mais locados sempre eram os primeiros a estragar, ou a ter sua beleza estética deteriorada. A maioria dos jogadores não tinha cuidado ao manusear os jogos, ao transporte ou ao acondicionamento quando não estavam em uso.
Uma das situações mais comuns - e mais incomodativas - nos dias dias de hoje aos colecionadores é a aquisição de um cartucho em estado ruim e deplorável. É comum jogos sem a etiqueta, ou com a etiqueta rasgada, arranhada, suja e maltratada. Muita gente não gosta de manter tal peça em seu acervo devido ao seu estado.
Quando o jogo é comum, fica fácil adquirir um nova cópia em melhor estado, entretanto muitas vezes conseguimos um jogo extremamente raro e difícil de se achar, ou então uma versão alternativa em 60 pinos daquele clássico de NES praticamente inalcançável no mercado Brasileiro, o que impossibilita de forma imediata qualquer chance de conseguir outro cartucho do mesmo jogo.
Como tudo no mundo (pelo menos do videogame) tem uma solução, nada melhor do que fabricar suas próprias etiquetas, trazendo um padrão de qualidade para aquele velho cartucho judiado, ou então para o raro jogo alternativo de 60 pinos. Vamos aos detalhes!

Material Necessário

- Um programa gráfico como o Adobe Photoshop
- Imagem da label original (Caso queira ser fiel a ela)
- Imagens relacionadas à label original (Elementos usados nela, como a figura principal, o logo, os símbolos nintendo, da empresa fabricante, etc — isso tudo você consegue no google e no google images)
- As medidas da label (Cuidadosamente tomadas em milímetros)
- Plástico adesivo contact transparente (Da marca Vulcan Brás, o melhor. Os outros mais comuns não são recomendados)
- Uma boa impressora podendo ser caseira mesmo (Mas realmente recomenda-se uma impressora laser em uma gráfica express)


Mãos à obra

Crie um novo arquivo no Photoshop com 150 dpi, não precisa mais que isso. Coloque dentro dele os elementos que você baixou da internet referentes a label desejada.
O ideal é conseguir imagens GRANDES em altura e largura! A grande maioria das imagens na WEB são 72 dpi, se ela for grande em dimensão, voce pode aumentar as DPI e reduzir o tamanho da imagem pra altura e largura em centímetros que você deseja, transformando a perda de qualidade QUASE em ganho de qualidade!
Se a imagem é 30cm x 15cm, 72 dpi, aumente as dpi pra 150 e reduza a figura pra 15cm x 7,5cm — TUDO NA MESMA OPERACAO. Isso é feito na opção IMAGE SIZE do photoshop.
Depois é só trabalhar com cuidado organizando os elementos na label, e no final exportando para TIFF, caso for levar em alguma gráfica, ou então imprimindo a partir do PSD do photoshop mesmo na sua impressora.
NÃO SALVE EM JPG, pois isso vai acarretar compressão de imagem e perda de qualidade.
Não mescle as layers, pois você pode precisar dos elementos que usou mais tarde para outro trabalho.
Recomenda-se imprimir em papel ADESIVO (a maioria das gráficas tem) e após a impressão recortar com estilete e aplicar o contact por cima. AGora basta aparar as bordas e cantos, CUIDADOSAMENTE e colar no cartucho.

Assim que possível irei postando labels já prontas aqui no blog, na categoria labels ao lado, para vocês imprimirem.